10 vantagens incontestáveis do Consórcio
- Luiz Krasota Pinhão Corretora de Seguros
- 5 de jun. de 2020
- 4 min de leitura

Adquirir um bem de valor mais elevado é uma dificuldade financeira encontrada por muitos brasileiros, a dificuldade para comprar à vista e a altas taxas bancárias de financiamento acabam dificultando a compra, e no caso do financiamento, tornando-a muito mais caro o bem ao final do pagamento.
Considerando esse cenário, você já cogitou conhecer as vantagens do consórcio?
Nesse artigo, vamos elencar algumas das principais vantagens:
1 - Redução da carta tributária e juros bancários
As única taxa paga é a taxa de administração, que comparada com a IOF e aos juros do financiamento praticadas pelo banco, é bem menor.
No consórcio auto, como exemplo, enquanto no financiamento os juros são em média 27% ao ano, no consorcio, a taxa de administração é apenas 16,5% de todo o contrato, independente do período, ou seja, o valor pago é preestabelecido e ultrapassa a taxa ao final do contrato.
2 - Flexibilidade
O consórcio permite que o valor e o prazo de pagamento seja adequado a realidade do cliente, para o consumidor essa flexibilidade trás conforto e se ajusta ao orçamento do cliente, possibilitando o aumento de bens.
3 - Poder de compra à vista
Uma das vantagens do consórcio é que, apesar de parcelar o produto, o pagamento do bem será à vista. Portanto, quando chegar a hora de comprar o produto, o comprador terá à disposição valor integral dele, sem juros, com a possibilidade de obter desconto na negociação.
E como isso é possível? Quando chegar a sua vez de ser contemplado, a carta — valor a ser resgatado, conforme combinado em contrato — será entregue integralmente.
4 - Planejamento de compra
Normalmente, os consórcios são usados para adquirir bens, como automóveis e imóveis. Quando esses produtos são adquiridos por financiamentos tradicionais, há o risco de a renda ser bastante comprometida e, dessa forma, o comprador ficar inadimplente.
Uma das vantagens do consórcio é que o consumidor consegue se programar para a quitação da aquisição do bem com parcelas menores e livres de juros. Assim, é possível ter uma noção melhor de quando o produto estará em mãos, favorecendo o planejamento a médio e longo prazo.
5 - Antecipação da compra
Se sobrar um dinheiro extra durante o consórcio, é possível adiantar a sua contemplação. Além da realização dos sorteios, as reuniões também permitem que o consorciado dê lances para tentar receber a carta antes do planejado. Outra das vantagens do consórcio! Essas ofertas devem ser maiores do que o parcelamento mensal e menores ou iguais ao abatimento do consórcio.
Quanto maior for o lance, maior será a chance de contemplação e, caso seja dado o lance máximo, o recebimento da carta de crédito é garantido.
6 - Versatilidade na utilização do crédito
Ao receber o crédito, o cliente não precisa, obrigatoriamente, usá-lo para adquirir o produto do consórcio, e sim um da mesma categoria.
Por exemplo: em um consórcio de carros, além de poder comprar um veículo de qualquer marca, é possível usar a carta para adquirir qualquer outro veículo, como embarcações, máquinas agrícolas e até aeronaves, pois todos pertencem à mesma classe.
Além disso, hoje existem consórcios, que permitem adquirir Placas Solares de Energia e todo seu sistema.
7 - Período prolongado para pagamento
Os financiamentos tradicionais, normalmente, podem variar de 72, quando se trata de veículos, a 96 meses, em alguns casos de imóveis. Já o consórcio pode chegar a 180 meses, principalmente quando pensamos em imóveis. E quanto maior for o número de parcelas, menor será o valor pago mensalmente, comprometendo menos o seu orçamento.
No entanto, vale ressaltar que o recebimento do crédito não se dá apenas ao fim do pagamento. Essa contemplação pode variar nos sorteios das reuniões periódicas. Quem optar por oferecer um lance, também tem a possibilidade de receber a carta de crédito antes do término das parcelas.
8 - Menos burocracia
Nos parcelamentos tradicionais, há várias etapas que precedem o início do acordo.
Primeiramente, são apresentados e analisados diversos documentos antes da análise de crédito. Apenas em seguida o financiamento é aprovado e o bem liberado.
O consórcio também é uma linha de crédito, ou seja, é necessário cumprir certos pré-requisitos básicos.
Na contemplação, é necessário comprovar renda e apresentar alguns documentos, mas vale ressaltar que a burocracia aqui é menor que em um financiamento tradicional, pois, como o consorciado é um investidor, seu comportamento no grupo de consórcios no período que antecede o recebimento da carta e o valor amortizado também contam como análise de crédito.
9 - Valor do bem atualizado
Como os consórcios costumam durar um tempo considerável — basta ver o tópico anterior — a quantia estipulada na carta no início do contrato pode desvalorizar, já que há a chance de ocorrer uma valorização do produto.
Para isso, a administradora tem a possibilidade de atualizar o valor da carta de acordo com a inflação e aumentar proporcionalmente às parcelas.
Esse reajuste é feito anualmente e tem como base alguns índices:
para automóveis é utilizado o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) ou sempre que a montadora sugerir um novo preço;
para imóveis é comumente utilizado o INCC (Índice Nacional da Construção Civíl).
É importante lembrar que esse reajuste precisa estar discriminado em contrato. Afinal, normalmente essa prática é benéfica ao cliente, que não tem seu poder de compra comprometido.
10 - Possibilidade de utilizar o FGTS para imóveis
É possível usar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para dar lances a fim de antecipar a contemplação do consórcio e realizar o sonho da casa própria.
Agora que você conheceu mais sobre o consórcio, o que achar de fazer uma simulação? Entre em contato conosco: Pinhão Seguros (41) 99872-4979
http://www.pinhaoseguros.com.br/consorcios
Comments